Você não tem qualidade de vida. Sabe por que? – Parte 2 “Regras #conscienciasaudavel2016”


Agora vamos a prática, o desafio está nesta parte. São 30 dias de pequenas mudanças para terminarmos o ano mais saudáveis em todos os sentidos, buscando um equilíbrio real. Criei algumas regras e sugestões para termos melhorias na alimentação, nos exercícios físicos, na mente e espírito. Estou usando um caderninho para anotar tudo, sugiro você fazer o mesmo (pode ser o bloco de notas do celular).

Quando a gente faz meditação e mudanças que estimulam insights e questionamentos, surgem muitas coisas na nossa mente, é melhor anotar para não se perder. Às vezes a gente acha a solução de algum problema relendo as percepções. Vamos lá?

Regras gerais dos 30 dias:

  • Fazer pelo menos 20 minutos de exercícios todos os dias. Tem inúmeros apps com atividades gratuitas, uso o Sworkit porque tem yoga, cardio, alongamento e força. Também pode ser uma caminhar, nadar, dançar! Se mexa!
  • Não reclamar (ou pelo menos reclamar menos)
  • Dormir até às 23h e desligar computador até uma hora antes de deitar
  • Evitar leituras ou assuntos pesados antes de dormir
  • Beber água (2l/dia ou de acordo com seu peso)
  • Não ficar mais de 1h na mesma posição, levante, pegue água, olhe pela janela, converse
  • Fazer as refeições com atenção plena
  • Agradecer todos os dias por pelo menos 3 coisas. Quanto mais se agradece, mais se ganha
  • Valorize seus relacionamentos; saia com amigos, ligue para quem está longe, veja seus pais, brinque com os filhos, fale que ama, busque momentos a sós com seu par
  • Evite julgamentos
  • Refletir sobre sua vida (os questionamentos estão no post 1)
  • Faça os planos para 2017 (de modo real e aplicável, com prazos)
  • Anote o que você quer deixar para trás em 2016 e não levar adiante na vida (vale para atitudes, trabalhos, pessoas, sonhos)
  • Anote o que você aprendeu este ano e pelo que é grato
  • Reflita sobre sua vida sexual, tendo um par fixo ou não. Pense no que pode melhorar e se tem algum padrão conservador demais te impedindo “avanços”.

Regras alimentares:

  • Nos 7 primeiros dias vamos fazer uma limpa! Está proibido neste período: álcool, açúcar de qualquer tipo (refrigerante é açúcar), industrializados, farinhas (tapioca é farinha), carne vermelha (ou frango), cafeína e chocolate.
  • Priorize nestes primeiros dias: legumes, frutas, castanhas, boas gorduras, raízes e integrais (arroz, quinoa, gergelim, amaranto)
  • Nos outros 21 dias, não consuma: refrigerante e açúcar branco.
  • Evite: industrializados, ficar sem comer em alguma refeição, adoçantes artificiais, chocolates com menos que 50%. Limite um porção de doce (tipo brigadeiro, se você pode) por fim de semana.
  • Tome água morna com limão em jejum (1 limão para ½ copo)
  • Adicione sucos verde ou rosa ou laranja na rotina; pode ser um lanche ou café da manhã.
  • Evite glúten, se você não for intolerante.
  • É tempo de confraternizações, eu sei. Coma algo antes de ir para não atacar tudo pela frente chegando lá. Na festa, coma com moderação, isso é o equilíbrio da vida. Quanto a bebida alcoólica, preze muito pela moderação e a cada copo, beba um de água. No dia seguinte, tome um suco verde completão no café da manhã.

Regras mente:

  • Nos 7 primeiros dias: meditação todos os dias por pelo menos 10min. Você pode fazer por app: Sattva (inglês e português, gratuitas e pagas), Calm, Headspace (esse tem 10 dias grátis). Ou, como eu: criei uma pasta no Youtube só para isso e salvo lá várias opções guiadas, completamente gratuito.
  • Nos outros 21 dias: tente meditar ao menos 5x na semana.
  • Crie um mantra para você com algo que precise agora, como: estou querendo mudar, mudar não é difícil, minha mente está trabalhando na minha saúde, sou uma pessoa calma. Repita isso várias vezes ao dia.
  • Se observe, os gatilhos de autosabotagem estão prontos para agir, não alimente eles.
  • Um bom exercício: sempre que um pensamento negativo se chegar, mande-o embora, diga que sua mente não trabalha mais com eles (foi o que fez Elizabeth Gilbert em Comer, rezar, amar)

Prontinho! Agora, como se organizar? Eu uso o app Wunderlist e simplesmente coloco lá tudo, tudo mesmo, que preciso fazer. A dica do David Allen, auto do livro Fazer Acontecer, é justamente essa: anote tudo num “HD Externo”. Nossa mente não dá conta de tanta coisa, temos muita informação hoje em dia. Portanto, use algo para ajudar, pode ser um caderno, um app, um bloco de notas. Não é agenda, tá? São tarefas! Por exemplo: comprar o remédio x, passar na escola do filho, fazer o almoço da semana, ler o livro y, ligar para fulano, marcar as confras etc. Vida pessoal e profissional precisam de organização, apenas isso. É mais simples do que se imagina. Quando você põe tudo para fora em forma de listas, percebe tudo com clareza e consegue agir.

Neste meio, separe momentos para: cozinhar sua comida, afinal você vai se livrar de industrializados, meditar, não fazer nada (é ótimo para criatividade e reflexões úteis), lazer e a essa altura do ano para avaliação anual e planejamento do próximo.

Vamos começar?! A largada é amanhã (23.11) e termina 23.12, às vésperas de um Natal incrível se você seguir os passos. Vou postar os meus no Instastories e no feed (@paladareafeto), além de estímulos e explicações cientificas sobre os itens.

Mandem dúvidas, sugestões e comentários por aqui ou por email (contato@paladareafeto.com.br) ou pelo Instagram (@paladareafeto). E se inscrevem na newsletter aqui do lado, vem novidades por aí. E para participar, use a #conscienciasaudavel2016