Vem chegando o verão…


Todo ano, quando o verão se aproxima, as academias lotam, os parques ficam cheios de gente correndo e só se fala em dieta em um monte de rodas de amigos. O pensamento é um só: o biquíni ou a sunga nas areias das praias. Porém, sinto informar, não se transforma um corpo só para uma época do ano e nem tão rápido.

Temos de nos olhar no espelho satisfeitos o ano inteiro. Mais do que isso, ter saúde e vitalidade. Sentir seu corpo funcionando plenamente, não ter doenças o tempo todo, como gripes, alergias, dores de cabeça etc. Também inclui não ficar sem fôlego com qualquer caminhada ou escada, não sentir dor nas articulações ou sem energia.

Mas, como estamos em pleno setembro, o que fazer agora? Vou dar umas dicas, mas lembrem-se: qualidade de vida é se cuidar o ano inteiro!!

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Hortelã e gengibre fazem toda diferença no sabor

  • Adote um suco verde ou smoothie (uma fruta + um legume, como beterraba) no café da manhã! É uma fonte de fibras e vitaminas, principalmente se você não come saladas ao longo do dia.
  • Falando em salada, coma uma porção no almoço e outra no jantar. Pode ser do tipo quente se estiver um clima fresco ou frio. Não tem desculpa! Se for comer em casa ou levar marmita, deixe as folhas já lavadas no domingo e vá consumindo aos poucos.
  • Invista nas especiarias, a maioria é termogênica o que auxilia nosso metabolismo. Chás com gengibre, canela, cardamomo, cravo e até sementes de pimenta são ótimos. Podem ser tomados quentes ou frios.
  • Aumente a ingestão de água. A medida de 2l ao dia na verdade é variável de acordo com seu peso, se observe e encontre sua medida. Mas, tome muito liquido, não enrole. Chá após o almoço também é bom, como o de hortelã. Água de coco, um copo por dia.
  • Consuma fibras para ajudar seu intestino. Frutas secas como tâmaras e damascos são boas opções e doces, ajudam a aliviar a vontade de açúcar. Mas, não coma muito de uma vez: 2 a 3 unidades/dia. Aproveite a época e também consuma frutas frescas variadas.
  • Muito importante: diminua os carboidratos. Não é cortar! Prefira os mais leves como: legumes em geral (abóbora, abobrinha, cenoura) e raízes moderadamente. Se quer perde peso, evite batatas, tapioca, feijão demais etc. Equilibre bem o prato: muita salada, uma boa gordura (azeite, oleaginosas), proteína animal ou vegetal, legumes.
  • Comece os exercícios físicos. Não só no verão, pelo amor! Uma caminhada 3x na semana já ajuda muito.caminhada4

Ainda pode levar os amigos e a família

  • Se permita um doce de vez em quando. Chocolate acima de 50% de amargo, um pedaço de bolo simples (se for sem glúten, mais fácil de digerir), receitas adaptadas (mousse ou suflê com demerara e bons chocolates, por exemplo).

Todas as medidas podem ser adotadas ao longo do ano, mas no inverno você terá menos vontade de sucos de manhã, aí pode ser um mingau de aveia, por exemplo. Comece a mudança, se conheça bem e procure um/uma nutricionista para te orientar na vida geral. E que venha o sol e o banho de mar, espero ansiosamente.

Foto capa: Voe Hoje. Praia de Porto de Galinhas – PE.