Pula a fogueira, iaiá, pula a fogueira, ioió


Está chegando o São João, uma das maiores festas do Nordeste brasileiro, e eu como boa pernambucana, adoro essa época. A cultura do forró, das bandeirinhas e o colorido típico da região, fogueiras e fogos, e, claro, da comida. Não existe data comemorativa sem uma mesa cheia de quitutes, não é?

Desde criança a gente se alimenta com milho e canjica o ano inteiro, tapioca é vista para venda em cada esquina, raízes, munguzá, cuscuz. Ninguém precisa esperar pelo São João para se deliciar, massss é nessa época que muita gente se faz com as comidas de milho.

Por isso, vim trazer umas receitas aqui! Algumas são trabalhosas, outras bem simples. As tradicionais têm os pitacos da minha mãe porque não sou exatamente uma quituteira de raiz. Haha Saiba que a maioria não levam leite de vaca ou glúten na origem, não precisei adaptar adaptar nadinha, mas sempre pergunte antes de consumir em algum lugar. Hoje em dia, muitas padarias fazem com outros ingredientes, ok?

canjica

Canjica

  • Grãos de 4 espigas de milho
  • 1 litro e ½ de leite de coco caseiro de preferência ou diluir o da garrafinha
  • 1 xicara de açúcar
  • Uma pitadinha de sal

Bata tudo no liquidificador até ficar homogêneo, peneire para tirar o bagaço e leve ao fogo médio. Aí tem que ficar mexendo um tempão, de meia hora a 45 minutos mais ou menos, até engrossar, mas sem ficar duro. Coloque em um recipiente e deixe esfriar. Pode comer com canela em pó.

Existe outras variações no resto do país, algumas levam até leite condensado.

bolo uol

Foto: UOL

Bolo de macaxeira

  • 600g de macaxeira crua descascada e picada
  • 3 ovos
  • 3 colheres de sopa de ghee ou manteiga
  • 200ml de leite de coco
  • 1 xícara de açúcar (na original são 2)
  • 1 pitada de sal

Bater no liquidificador os ovos, açúcar, sal e a manteiga. Sem parar de bater, acrescente a macaxeira aos poucos pela tampa menor do liqui, se ficar difícil coloque um pouco do leite. Adicione o restante do leite por último. Pronto! Por pra assar em forma untada e assar por no mínimo 30 minutos, esse bolo demora mais um pouco, tá? Tirar quando o palito sair limpo.

bolomilho

Se você quiser fazer este bolo de milho, já postei a receita. É só clicar aqui!

salgados

Ideias de comidas salgadas! Milho assado ou cozido é ótima fonte de fibras e carboidrato complexo, só não vale lotar de manteiga. Sanduíches de carne cozida ou pão de queijo recheado de tomate confit. Pipoca salgada, feita rapidinha, também ótimo lanche levinho!

Outros quitutes legais: pamonha, bolo de massa de mandioca, bolo pé de moleque, castanhas variadas, amendoim cozido e torrado, cocada, escondidinho de charque feito com macaxeira ou batata doce, caldinho de feijão, ufa! E ainda tem mais mil ideias. haha As bebidas costumam ser vinho ou sangria.

Pronto, a festa está pronta! Aproveite para fazer uma mesa bem linda e deliciosa, você pode encomendar parte das comidas para ter menos canseira. Decore com bandeirinhas, palhas, toalhas coloridas. A data tradicional é o dia 23 à noite, mas pode ser em qualquer data de junho e todos vão adorar. Coloque um bom forró no som e que comece a quadrilha!