Produtividade: guarda-roupa para home office


O sonho de muita gente em termos de carreira é poder trabalhar em casa. Mas, quando o tal sonho se realiza, a maioria fica com o cabelo em pé, sem saber como agir sem ter um horário para chegar e sair. A produtividade cai bastante em alguns casos, principalmente para os que têm filhos, avós ou pais no mesmo ambiente. As dicas aqui também são válidas para os concurseiros ou quem está em ritmo de estudo intenso para seleções como mestrado, doutorado, OAB e afins.

É preciso ter uma conversa séria com as pessoas da convivência para entenderem que você não está disponível apenas por estar em casa. Além disso, é preciso um auto estímulo constante para escolher o trabalho e não o filme ou a feira ou a comida ou qualquer desculpa. Vou gravar uma série de vídeos sobre isso lá no canal do Youtube (se não se inscreveu, corre lá).

looksfemininos

As calças de moleton ou tecido leve são minhas favoritas, com salto fica elegante e sapatilha/espadrille fica confortável. Só cuidado com o calor, no verão substitua por bermudas na altura do joelho.

O foco hoje é no que fazer de forma prática para melhorar seu dia de trabalho em casa. Seja ele todo dia ou não. Como eu faço home office na maioria dos dias, muitos seguidores do Instagram pedem dicas e perguntam como consigo. Primeiro lugar: organização e planejamento. E em segundo é ter comportamento de trabalho, ou seja, escolhi meu espaço na casa (é o meu “escritório) e tenho itens do guarda-roupa separados.

A consultora de imagem, Micheline Macêdo, explicou que vale a pena avaliar o ambiente do seu home office para definir os tipos de peças que trarão conforto (seja frio ou calor). “Definido o clima, separe pelo menos 2 partes de baixo e 3 de cima que combinem entre si. Com isso, você vai conseguir ter mais opções para vestir-se de acordo com o “humor do dia”, além de não se permitir usar pijamas”, disse Micheline. E não esqueça os calçados e acessórios.

Hoje em dia fazemos muitas chamadas em vídeo (eu, particularmente, atendo 90% dos clientes online) e outras vezes fechamos uma reunião de última hora, um look pré-pronto já ajuda. Além disso, ainda mostra as outras pessoas da casa e a si mesmo que se está trabalhando.

looksmasculinos

Homens: as bermudas são ótimas para o verão, se abram para um estilo diferenciado. Calças de sarja ou algodão são confortáveis, se for a uma reunião mais formal, acrescente o blazer. 

A rotina diária deve incluir os mesmos passos de quando vai trabalhar fora. Tomar um banho, lavar o rosto, fazer a barba, arrumar os cabelos, fazer uma maquiagem leve ou usar seus produtos, perfume sutil. Crie um ritual!

Quanto aos horários, você faz de acordo com sua profissão, mas não esqueça de parar e descansar, faça a pausa do cafezinho, escute uma música, veja um episódio de um seriado, leia umas páginas de revistas ou livros não relativos a função. Isso é o ócio criativo.

Acompanhem os vídeos no Youtube, lá vou falar mais um pouco sobre home office e também sobre produtividade no trabalho em geral. Se quiser aprender um pouco mais e de forma mais pessoal, podem participar do Workshop: Gestão de tempo para uma vida leve, inscrições aqui (pode parcelar no cartão!).

Serviço

Micheline Macêdo

Consultora de imagem

http://www.michelinemacedo.com.br/ 

Podem também acompanhar minha pasta de referências no Pinterest!