Organização: 10 coisas para fazer até o fim do ano!


Está chegando o final do ano e é o tempo que mais pensamos na vida e nas listas de tarefas realizadas ou não. A grande maioria das pessoas coloca como meta ser mais saudável ou comer melhor ou fazer exercícios físicos, já fui uma dessas, principalmente perto do verão. Mas, para cumprir tudo isso é preciso algo muito simples.

Organizar a sua casa e a sua agenda é a chave para um cotidiano mais saudável. Se você entra numa cozinha e encontra a geladeira com tudo separado, lavado e feito, a chance de consumir algo industrializado cai por terra. Além disso, um ambiente, aí entra a casa inteira, limpo, arrumado e de convívio tranquilo causa mais bem-estar do que a confusão, principalmente entre ansiosos e pessoas com TDHA.

fotopost

Se você é viciado em livros e revistas como eu, a limpeza tem que ser várias vezes no ano, principalmente nas revistas. 

O que fazer ainda este ano para organizar sua casa e sua vida? Bom, vamos a lista!

  1. Faça a limpa no guarda-roupa. Se você não usa uma peça há mais de um ano (a não ser que seja algo de frio e/ou viagens), repasse.
  2. Revise seus armários de livros e objetos em geral. Os livros podem ser doados para bibliotecas.
  3. O mesmo vale para os armários da cozinha e área de serviço e geladeira. Jogue o que passou da validade, faça um esquema de organização com compartimentos (uso cestinhas coloridas dentro deles). Se livre de sacolas acumuladas também. Dicas aqui!
  4. Faça uma lista de tarefas que tem procrastinado e se dê prazos para resolver, como: ligar para o pintor e orçar a pintura da casa (geralmente fica mais barato em janeiro do que perto do Natal), chamar o encanador para resolver aquela pia entupida de sempre etc.
  5. Liste as quantidades de: toalhas de banho e rosto, mesa, panos de prato, cortinas, tapetes, guardanapos de pano e louças. Assim você vê onde está o buraco e não compra sem necessidade. Se tiver demais, doe.
  6. Marcar médicos e exames de rotina se ainda não fez. Aproveite o Outubro Rosa e marque na sua agenda dias para autoexame, uma vez por mês sempre na mesma época.
  7. Escolha um dia na semana para fazer as compras de legumes e perecíveis em geral. Lave quando chegar e já deixe guardado assim, pronto para consumo. Faça um cardápio baseado nisso.
  8. Faça um roteiro de limpeza da casa e cole na parede da cozinha. Dia para limpar banheiro, lavar roupas pesadas, limpar geladeira etc. Funciona como guia para faxineiras e funcionárias também, se você tiver.
  9. Faça um levantamento das sua dívidas e planeje como pagar tudo! Se não tiver, organize uma poupança e pesquise sobre investimentos.
  10. Jogue tudo que estiver quebrado, sem uso, desgastado, com tampa perdida etc.

Cansou? Eu sei, é muita coisa! Mas, lembre-se que tudo é pra ser dividido com todo mundo da casa, inclusive crianças (fazendo o que podem, claro). Temos NOVE fins de semana até o Natal, faça tudo aos poucos, com calma e vai dar certo. Não precisa se afobar. Sábado postei no Instagram (me segue lá, sou legal, @paladareafeto) o mantra “para o novo vir, o velho deve ir”, abrace ele e desapegue. É uma renovação em todos os sentidos!

E não se preocupe, vou fazer uma lista de coisas menos burocráticas também porque ninguém é de ferro. Ah, mora sozinho? Chame os amigos para ajudar, no fim todo mundo pode petiscar, tomar bons drinks e ser feliz.